ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

Qual o perfil de um bom empreendedor?

Você não precisa saber de tudo se tiver uma mente aberta para encontrar respostas e buscar ajuda.

Por Michele Keller

Founder da Alkimea Desenvolver para Transformar e

Kolaber Colunista

Lembro muito bem a semana intensa que eu tive em Julho de 2009. Havia ganhado da empresa onde trabalhava a oportunidade de fazer o Empretec do SEBRAE (o que super recomendo!). Eu queria entender qual era o perfil de um bom empreendedor.

 

Entre outras coisas, o curso te ajuda a explorar o que o SEBRAE considera como características essenciais do comportamento empreendedor. Já tinha escutado falar sobre este treinamento intensivo, onde as pessoas não falavam exatamente o que acontecia lá dentro, mas deixavam aquela expectativa de que você saia diferente.

 

“ Sai com a certeza de que empreender

não era para mim. :p”

 

Quase 10 anos depois, estou aqui, com meu negócio me aventurando nesta estrada. E olhando para minha linha do tempo, entendi que eu não estava madura naquela época para compreender que um empreendedor não nasce pronto. Ele se constrói.

 

Você nunca vai ter todas as 10 características sugeridas pelo SEBRAE, nem as outras tantas que autores e sites especializados descrevem. Você tem algumas bem desenvolvidas e outras a serem lapidadas.

 

Você não precisa ter uma grande ideia super mega inovadora. Basta identificar uma oportunidade ou explorar o que você faz de melhor. Você não precisa ter muito dinheiro se tiver boas conexões e souber onde buscar os recursos que faltam. 

 

Você não precisa saber de tudo se tiver uma mente aberta para encontrar respostas e buscar ajuda. Você não precisa ter muito dinheiro se tiver boas conexões e souber onde buscar os recursos que faltam. Neste sentido, o Kolabe pode ser uma excelente forma de conexão.

“ Conhecimento e vontade.

Para começar é isso.”

 

 

Mas ok, ao longo do caminho você vai ser testado, questionado e vai ter drama, altos e baixos e vai achar que não dá. E vai querer desistir. E vai errar. Muito.

 

Por isso, antes de tudo, você precisa se auto conhecer para saber qual o seu perfil e o que precisa desenvolver. E também saber que nem todo mundo precisa empreender (no sentido de abrir um negócio) para ser feliz. Você pode ser um super intra-empreendedor, carregar algumas das características de um bom perfil empreendedor e fazer diferença como um colaborador de uma empresa, modelo CLT.

 

Mais uma vez, para chegar nestas conclusões, você precisa se conhecer. É se testando e se conhecendo que você consegue definir um caminho mais tranquilo dentro daquilo que faz mais sentido para você.

 

Mas se você chegou até aqui, é provável que tenha algum interesse em ter seu próprio negócio..então, "de que matéria" é feita um bom empreendedor?

 

Eu quero focar este texto nas características mais emocionais. Todo mundo sabe que o ideal é fazer um plano de negócio, conhecer o mercado, o seu público, etc. Mas o que pega mesmo, e o que poucos ensinam, é como lidar com seu emocional e lapidar suas habilidades sociais para se manter na onda, mesmo quando ela não for favorável.

 

“ O grande desafio não é começar, é

se manter no "business".

 

1 Um bom empreendedor consegue executar as ideias: ideias a gente tem toda hora, mas o grande lance é se organizar para colocá-las em prática. Digamos que você é ótimo cozinheiro e tem a ideia de fazer uma "bike truck" de quentinhas. A ideia parece ótima, mas para colocá-la em prática, precisa pesquisar seu mercado, saber seu custo, onde conseguir uma bike adaptada, quantas quentinhas você precisa vender por dia, o que você vai vender, como vai divulgar, etc.

 

E para cada uma destas perguntas é necessário que você se organize, tenha metas, uma rotina de atividades e tal. Quando entra o esforço e precisamos sair da nossa zona de conforto é que aquela grande ideia fica parada na gaveta. Não precisa ser uma ideia brilhante, provavelmente a ideia que você pensou, outras pessoas já pensaram também. Executar é que faz a diferença.

 

2 Um bom empreendedor realmente se importa com o que faz ou com o que quer fazer: aqui entra aquela palavrinha mágica - paixão. Não importa o que você quer fazer, pode ser cupcakes ou um app que vai mudar a vida das pessoas. Se você não se apaixonar pelo que faz o suficiente para fazer muito bem feito e suportar os momentos de baixa, você irá desistir na primeira dificuldade.

 

3 Um bom empreendedor sabe que quedas fazem parte da vida - e dos negócios: esteja preparado para errar, pisar na bola, pagar mico e afins. Não importa o que acontece, mas sim como você reage a isso (resiliência). Se você consegue aprender e fazer melhor ou diferente, você cresce. Um bom perfil empreendedor sabe que vai falhar muitas vezes, mas ele não se permite ficar muito tempo na "bad".

 

4 Um bom empreendedor adora aprender: nunca, jamais pare de aprender. Pode ser um livro, um bate papo, educação formal, Youtube, cursos livres, não importa! Conhecimento é moeda de troca. Busque novas informações, aprenda algo que não seja da sua área, faça um curso diferente, saia da zona de conforto.

 

5 Você consegue lidar com os riscos: quer coisa mais arriscada do que viver?

 

'An entrepreneur tends to bite off a little more than he can chew hoping he'll quickly learn how to chew it' -- Roy Ash

 

Não é o risco pelo risco, é o risco com propósito e o risco calculado. É abrir mão de outras coisas para apostar naquilo que mais faz sentido para você. A incerteza desestabiliza muita gente. Temos a tendência de achar que temos o "controle", mas isso é uma ilusão. Os riscos vão continuar existindo, mas um bom perfil empreendedor trabalha mara minimizá-los focando sempre no objetivo maior.

 

Agora, a melhor notícia de todas é que este perfil pode ser construído! Com treinamentos, mentorias, estudo, observação, você pode lapidar e aperfeiçoar o que já é natural seu.

 

O perfil de um bom empreendedor? É saber usar o que você tem de melhor e buscar o que te falta.

Recomende no Google

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
future-of-work-and-automation_header.jpg