ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

Estamos Preparados?

A relação das pessoas com trabalho vai se transformar radicalmente e estamos apenas no começo dessa histórica e inusitada mudança de paradigmas.

Por Guido Seelig

Founder do Clube da Experiência e

Kolaber Colunista

Se você está por aqui, permita dar-lhe os parabéns. Você já percebeu que o mundo está mudando e que novos desafios e oportunidades se apresentam diariamente. O melhor é que você está atento, antenado e ávido em enfrentar esse “novo mundo”. Você já percebeu as mudanças, mas, prepare-se... tem muito ainda por vir...

Vamos vislumbrar alguns cenários já previstos ( e certos...):

  • Muitas profissões deixarão de existir e novas serão criadas.

  • Haverá menos empregos, mas, necessidade de mais trabalho.

  • Economias Colaborativas e Compartilhadas, nas mais diversas formas, terão um crescimento constante.

  • Novos formatos de trabalho vão surgir. Empreendedorismo vai crescer como nunca

antes. Trabalhos pontuais, interinos, freelancer, por dia, por hora, por tarefa, por projeto, temporários e outros a serem criados serão nossa rotina e fonte de sustento.

  • Cooperativas de trabalho devem se multiplicar,

  • O resgate dos ofícios será intenso, com pessoas procurando trabalhar naquilo que

gostam e sempre quiseram fazer.

  • Permutas e escambos de serviços e produtos se tornarão habituais e extremamente

relevantes nas “novas maneiras de se fazer negócios”

  • Novas maneiras de morar surgirão – Co-housing e Co-living, Smart Housing, comunidades etc..

  • O Brasil tem hoje mais de 24 milhões de pessoas acima de 50 anos.

  • Em 2050, seremos quase 70 milhões de brasileiros acima de 50 anos.

  • Em poucos anos, a expectativa de vida média dos brasileiros será superior a 81 anos

  • Gente madura será, pois, um terço da população em 2050.

  • Muitas profissões ligadas à longevidade vão ganhar grande impulso.

  • Atualmente a maioria das empresas abertas no Brasil são de pessoas acima de 50 anos.

  • Mentoring, Consultorias, Assessorias, Coaching e  principalmente empreendedorismo devem atrair grande volume de profissionais maduros que queiram e/ou necessitem continuar trabalhando.

 

Pois é, o mundo realmente está muito diferente do que imaginamos há alguns anos. Muitas das previsões feitas simplesmente não aconteceram. Mudou tudo e a cada dia muda mais. O que servia ontem, não serve mais hoje. O que funcionava antes, não vai funcionar nem hoje nem amanhã. Mudaram hábitos; mudaram valores, mudaram conceitos e preconceitos. É imperativo também mudar nossa visão sobre o futuro, nosso futuro.

 

Estamos vendo e vivendo mudanças de grande impacto, como as Economias Colaborativa e Compartilhada, que crescem a cada dia. Novas maneiras de transportes, viagens, moradia, consumo, alimentação, comunicação, tecnologia, energias alternativas, entre tantas outras, pipocam diariamente em nossas vidas.

 

 Estamos assistindo a constante modernização da Robotização, o aperfeiçoamento acelerado da Automação, o incrível e quase assustador desenvolvimento da Inteligência Artificial e tantas outras inovações tecnológicas que tornam difícil imaginar seus limites e as transformações que trarão nos próximos anos à sociedade que conhecemos.

 

Na educação também veremos grandes transformações, pois, será crucial preparar as crianças e jovens para este “novo mundo”, atendendo suas demandas e preparando-os  para os ofícios e profissões do futuro. Precisamos estimular mais as habilidades e talentos individuais para ajustar os caminhos de aprendizado e conseqüentemente, preparar as futuras gerações  para uma nova realidade mundial.

 

Sem duvida, “trabalho” é um dos tópicos que mais vai sofrer mudanças e creio que todos aqui acompanham algumas se concretizando a cada dia.

 

A relação das pessoas com trabalho vai se transformar radicalmente e estamos apenas no começo dessa histórica e inusitada mudança de paradigmas.

 

A cada dia, serão menos empregos e estes cada vez mais especializados. Mudanças nas formas de contratação, alterações nas leis trabalhistas e previdência social, novas competências e habilidades sendo valorizadas, profissões deixando de existir, outras se fortalecendo e outras que ainda nem foram inventadas, mas, que certamente serão em breve.

 

Outra grande mudança está relacionado à longevidade da população. A expectativa de vida aumentou muito e isso traz novos e imensos desafios (e oportunidades) para a nossa e futuras gerações. Viveremos uma verdadeira revolução social, um mundo com mais maduros que crianças. Isso vai acontecer já, rapidamente, e vamos ver in loco toda essa transformação.

 

As mudanças serão tão profundas que ainda nos custa enxergar os caminhos ideais para trilhar com alguma segurança nessa radical transformação.

 

Enfim, ver, acompanhar, conhecer e tentar se adaptar da melhor maneira possível às mudanças faz parte de nosso desafio. Não podemos ignorar ou fugir.

 

Agora existe a “Segunda Idade”:

 

Talvez a grande mudança no quesito de longevidade está no fato que pessoas não se tornam “velhas” aos 50/60 anos e a grande maioria quer e/ou precisa continuar trabalhando de alguma forma.

 

Vejo que estamos vivendo um período inusitado na

história da humanidade onde está sendo criada uma nova

categorização”de pessoas. Eu faço parte. É a “2ª Idade”.

Nem tão jovens, nem tão velhos e muito longe da “velhice

geriátrica” e daquele estereótipo de que velho 

tem que ficar na praça jogando dominó.

 

 

Temos saúde, estamos em forma, nossas mentes continuam ativas e afiadas, nunca estivemos tão preparados e contamos com um bem de grande valor: EXPERIÊNCIA, sem dúvida, o grande diferencial que esta geração tem a oferecer ao mercado de trabalho e à sociedade.

  

Mas, é uma ilusão acreditar que haverá empregos para todos. Jovens vão ter que se especializar e atualizar sem parar e os maduros terão como desafio encontrar novos caminhos para os próximos anos, literalmente. Não escaparemos dessa realidade.

 

Kolabe é uma clara demonstração dessas mudanças e por isso eu e tantos outros que já fazem parte, aguardamos com ansiedade o lançamento da plataforma. Por aqui, teremos exemplos e oportunidades para nos inspirar. Por aqui, teremos a chance de participar ativamente das mudanças que nosso mundo nos apresenta. Por aqui poderemos experimentar novos caminhos, novas maneiras de interagir e se fazer negócios. Por aqui poderemos aprender e alguns de nós, ensinar. Por aqui seremos pioneiros de um movimento inevitável e irreversível. Por aqui descobriremos nosso potencial, criatividade e capacidade de adaptação aos novos tempos. Por aqui muitas amizades surgirão e muitos negócios deverão nascer. Por aqui, talvez encontremos nossos novos caminhos!

 

Portanto, que venha o Kolabe! Que venham as mudanças! Estamos preparados!

Recomende no Google

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
consumo colaborativo.jpg