ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

Como podemos construir um mundo melhor com os nossos conhecimentos?

Conhecimento e informação têm impacto significativo na vida das pessoas.

Por Adriana Santos - Kolaber Colunista

Recomende no Google

Em um artigo publicado pela UNESCO cujo título é Sociedade do Conhecimento: O caminho a seguir para construir um mundo melhor inicia-se seu primeiro parágrafo com esta frase que gostaria de enfatizar, pois se encaixa perfeitamente ao propósito pelo qual esse post foi escrito:

“Conhecimento e informação têm impacto significativo na vida das pessoas”

Nossa sociedade atual é marcada pela Era do conhecimento e nunca foi tão importante essa fase na vida de cada um. Certamente, por sua existência podemos ter soluções rápidas em tantos problemas que antes demorávamos a resolver. Ele foi e é uma benção!

Nunca o saber foi tão valorizado e está tão acessível a qualquer pessoa. Hoje você assiste palestras, tutoriais, dicas em formato de vídeos pelo YouTube a fim de aprender os mais variados assuntos, resolver problemas com tamanha rapidez e poder distribuir livremente o conhecimento que adquiriu. É o conhecimento em movimento!

Ao compreender essa grande oportunidade que temos de impactar vidas por meio do que sabemos, como podemos construir um mundo melhor com os nossos conhecimentos?

Eis a pergunta pela qual me fez refletir esses dias quando sugeri alguns temas aos kolabers para compartilhar com você aqui no blog e esse foi o “premiado”.

Acredito que embora nos esforcemos em busca do conhecimento se ele não for utilizado para o bem comum, de nada adiantará possuí-lo. Porque haveríamos de guardá-lo?

Ao mesmo tempo em que vivemos nessa Era do saber, muitos ainda “seguram” o conhecimento para si perdendo a possibilidade de inspirar alguém para uma mudança de vida.

Outros utilizam o conhecimento de maneira grosseira e egoísta: humilhando os que menos sabem ou se colocando em uma posição de superioridade. Sem compreender que ele também pode aprender com o outro.

Nós fazemos parte desse mundo e para tal temos a oportunidade de contribuir na construção dele ser melhor para a nossa própria convivência e harmonia. Ao contribuir, nós ajudamos a nós mesmos.

Quando compartilhamos o que sabemos com o sentimento de colaboração podemos ter o retorno de que estamos aqui impactando a vida de alguém.

E essa satisfação é boa, nos traz realização de “dever cumprido como humano” e contentamento de ver a vida da pessoa em um nível melhor do que quando o encontramos.

E, assim, caro kolaber, deixo a reflexão de usar o seu conhecimento para impactar o seu próximo. O que você sabe que pode melhorar a vida de um dos seus familiares e amigos? Então, porque não começar agora?

É muito fácil querer mudar o mundo, o difícil é querer mudar o nosso semelhante, aquele que mora ao nosso lado, mas que pouco fazemos por ele.

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
hero-managements-ecosystem-economy.jpg