ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

O trabalho em colaboração vale a pena mesmo?

O que o trabalho em colaboração pode proporcionar?

Por Adriana Santos - Kolaber Colunista

Recomende no Google

Durante algum tempo, o trabalho colaborativo passou a ganhar cada vez mais espaço em minha vida. Até alguns anos, eu a considerava uma utopia, algo que o outro só estava interessado em “sugar” o que sabia e poderia me prejudicar no futuro.

No entanto, percebi que ele pode nos ajudar a crescer, expandir nossa mente, nos trazer novas idéias e, acima de tudo, é uma boa oportunidade de compartilhar nossas experiências e aprendizados com o outro.

Caro Kolaber, você pode pensar que essa cultura de trabalho colaborativo pode lhe tirar o senso de valor, já que o outro pode se valer do que sabe e usar isso para o seu próprio benefício.

Quantas vezes, deixei de fornecer informações, de ensinar algo para o meu colega ao lado com medo de que me roubaria o lugar na empresa? Incontáveis vezes, eu agia dessa maneira. Preferia privar os dados, trabalhar a sós e segurar meu conhecimento.

Hoje, eu mudei minha visão valorizando mais o trabalho em equipe, colaborativo. Juntos somamos. Juntos aprendemos. Juntos avançamos – é isso que eu acredito!

Quero deixar aqui 3 razões do que o trabalho colaborativo pode lhe oferecer! Se você não aprecia muito essa cultura de colaborar (porque não há retorno financeiro), pode ser que mude (assim como eu mudei!).

3 razões para se apaixonar pelo trabalho colaborativo

Alyssa Gregory, empreendedora, escritora e fundadora da Small Business Bonfire (comunidade para empreendedores), diz assim:

“São as conexões que você forma com os outros e as diferentes maneiras de colaborar com as pessoas com as quais você formou conexões, que ajudarão você a expandir seus negócios para novos níveis”

Uau, é isso! Como Kolaber creio que esse é meu propósito aqui! Então...vamos lá!

1 – Vai lhe inspirar e dar vários insights!

Muitos de nós lemos, ouvimos e aprendemos muito nesse arsenal de informações que a todo momento se encontra na telinha de nosso smartphone, iPhone. No entanto, se você não estiver compartilhando e discutindo idéias com o outro, sua visão será limitada. É preciso haver comunicação com o seu semelhante, passar tempo com ele para, de repente, aquele insight vir na sua cabeça! E, quanto mais tiver conexões, melhor!

2 – Vai lhe ajudar a expandir sua rede

O trabalho colaborativo nos fornece a chance de conhecermos muitas pessoas, termos novos contatos, só pelo fato de buscarmos uma simples conversa sobre um assunto com alguém ou ajudá-lo em uma atividade. Quando você faz conexões com os outros, mesmo sem quaisquer interesses, isso lhe beneficia a expandir sua rede trazendo, assim, novos clientes. As pessoas poderão indicar seus serviços naturalmente!

3 – Vai lhe dar soluções

Muitos de nós tentamos resolver problemas sozinhos e que, na maioria das vezes, não conseguimos. Sabe aquela frase “duas cabeças pensam melhor que uma”? O trabalho colaborativo permite que você encontre as soluções no outro, no seu parceiro. A visão que ele tem é diferente, pode transcender o que você sabe e, portanto, pode lhe ajudar em questões complicadas e difíceis que você não consegue enxergar!

Espero que essas 3 razões possam lhe estimular a trabalhar colaborando em nossa comunidade. Que nós sejamos uma cultura de colaboração!

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
Festo-industry-4.0-1100x734.jpg