ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

O profissional do século XXI e seus desafios

Como os kolabers podem atuar nesse cenário?

Por Adriana Santos - Kolaber Colunista

Recomende no Google

Quem é o profissional do século XXI? Quais são seus desafios nesse novo mundo de inovação? Eu me fiz essas perguntas dias atrás e decidi compartilhar aqui no blog, pois creio ser essencial a nós, kolabers, sabermos como atuar diante desse cenário.

O primeiro pensamento que me vem à mente é que...o mercado está extremamente exigente. Não basta você ter apenas um conhecimento aplicado em determinada área ou vários diplomas, o profissional do século XXI deve apresentar RESULTADOS CONSISTENTES.

Se você não quiser ser comido pelos tubarões, então, deverá (mais que tudo) gerar um benefício, um efeito significativo ao seu cliente ou chefe. E, para isso, serão exigidas de você algumas habilidades e competências.

Habilidades e competências do século XXI e desafios

O século XXI é marcado como início da Quarta Revolução Industrial (4.0) trazendo inovação tecnológica, games, robótica, inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia etc.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial cerca de 35% das habilidades que consideramos importantes hoje mudarão daqui a 5 anos.

Desse modo, a forma como vivemos e trabalhamos serão diferentes e os kolabers precisam estar preparados, atentos e se alinhando a esse novo mercado.

Assim, destaco abaixo as 10 habilidades e competências do século XXI e desafios que serão indispensáveis. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial são estes (por ordem de prioridades):

  1. Resolução de problemas complexos

  2. Pensamento crítico

  3. Criatividade

  4. Gestão de pessoas

  5. Coordenar outros

  6. Inteligência Emocional

  7. Julgamento e tomada de decisão

  8. Orientação para o serviço

  9. Fazer negociações

  10. Flexibilidade cognitiva

O desafio maior para você, kolaber, será alinhar a pessoa que é hoje com esse perfil do profissional do século XXI.

Como os kolabers podem atuar nesse cenário?

As três primeiras habilidades e competências do profissional do século XXI vão atuar em alta: solucionar problemas complicados, ter um pensamento crítico e criatividade.

Embora existam máquinas, games, robôs, plataformas, nenhum deles assumirá o controle do que um “humano” poderá realizar.

Portanto, os kolabers precisarão ser (mais do que nunca) criativos, profissionais pensantes, solucionadores de problemas, saber lidar com pessoas. Só assim poderão gerar resultados efetivos e consistentes para aqueles que contratarão os seus serviços.

Além disso, em nossa plataforma, você terá a oportunidade de ser solidário, colaborar em uma rede de pessoas que buscam os mesmos ideais.

Ser humano, especificamente, antes de ser um excelente profissional. É assim que o mundo se tornará cada vez melhor – para todos! Você é o principal bem que tem. Invista em você!

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
economia compartilhada.jpg