ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

Iniciativas que nos inspiram

Algumas iniciativas que inspiram o projeto Kolabe.

Por Rafael Denari - Kolaber Colunista

A economia colaborativa busca sua consolidação em 2019. Inúmeros projetos com lançamento marcado para o ano próximo, buscam expandir cadeias colaborativas nos mais variados setores.

 

Mas é importante também, ressaltar quem já produz conteúdo nesse sentido e iniciativas que são exemplo para nós e para todos os Kolabers que em breve estarão juntos na  nossa rede social.

 

Listamos aqui três conceitos sensacionais que trabalham com a junção de três pontos: social, tecnológico e econômico:

O Poder da Colaboração

 

Movimento criado em 2016 por Izabella Ceccato com objetivo de criar conexões sinergéticas que dissemina o empreendedorismo e a inovação social. Através de eventos são apresentados histórias transformadoras contadas por pessoas para que sejam criadas conexões ampliando o conceito de economia colaborativa. Os conteúdos são apresentados para ONG'S, empresas dos mais variados portes e áreas criativas fomentando as iniciativas de colaboração. Em pouco menos de três anos uma redes com 40 mil pessoas se formou, em 18 eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal.  No site é possível acessar o canal do You Tube - O Poder da Colaboração na TV - com programação composta por entrevistas e histórias motivacionais.

Cruzando Histórias

 

Criado por Bia Diniz em 2017 com o objetivo de recolocar no mercado mulheres que se encontravam em situação de desemprego. O projeto não trata apenas da recolocação, existe um trabalho de suporte por trás, atendimentos e encontros, para que as histórias de dificuldade sejam compartilhadas e todas possam se ajudar da melhor maneira possível. Oficinas de capacitação também são oferecidas. Ao todo foram de mais de dois mil atendimentos com pouco mais de cem pessoas recolocadas. Algumas histórias estão publicadas no site do projeto.

FLUXONOMIA 4D

Trata-se de um conceito criado por Lala Deheinzelin, responsável inclusive por uma formação específica nesta área abordando os tópicos de maneira mais profunda criando soluções e desenvolvendo iniciativas. O fluxo se baseia em quatro “forças”:

 

  • Economia Criativa: Fluxo de cultura e criatividade. Chamadas de matérias primas abundantes  pois não se consomem, mas se multiplicam.

  • Economia Compartilhada: Fluxo de espaço acessível, partindo a ideia de compartilhamento de materiais, espaços para trabalho e equipamento para executar determinadas atividades.

  • Economia Colaborativa: Fluxo de iniciativas conectadas em redes convergindo processos e gestão.

  • Economia Multivalor: Também chamado de Quatro dimensões  da sustentabilidade, trata-se de fluxo de resultado e valores diversos, não apenas financeiros, mas  culturais e sociais.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O fluxo inicia na Economia Criativa que gera valor através de capital intangível, combinada com capitais tangíveis acessíveis devido a tecnologias digitais trazidas pela Economia Compartilhada resultam na Economia Colaborativa, que conectam as mais diversas ideias e projetos, apresentam valores 4D que por sua vez finaliza em Economias Multivalor.

 

Estas iniciativas e conceitos não somente tem o apoio do Kolabe, como muitos dos pontos encontrados nela, mas são nossas inspirações e nos dão mais certeza que o futuro está na colaboração.

Recomende no Google

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
todos juntos Kolabe.jpg