ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

Gamificação e as plataformas gamificadas.

A importância dos jogos para inaugurar as novas relações do futuro.

Por Adriana Santos - Kolaber Colunista

Recomende no Google

Gamificação e as plataformas gamificadas ganham notoriedade nos negócios ao estimular uma interação de melhor qualidade entre os usuários. Isso se conecta com um novo modelo de negócios centrado na cooperação mútua sob a óptica da economia colaborativa.

Estamos falando do Kolabe, uma rede social gamificada que pretende contribuir para a redução do desemprego e fazer desse mundo um lugar melhor! Com o Kolabe, você terá a possibilidade de encontrar clientes ao divulgar os seus serviços. Sabe aquela habilidade que você tem? Em breve você poderá promovê-la e criar uma rede de pessoas ligadas ao que você faz.

E, se você é um empreendedor ou pessoa física, também poderá encontrar os melhores profissionais autônomos, liberais ou microempreendedores individuais para executar uma tarefa ou projeto. Será rápido, fácil e muito simples de usar!

Com isso, você não tem burocracia nem complicação. Ele não possui nenhuma intermediação pois as interações serão feitas de pessoa para pessoa (P2P). Nesse contexto, todos nós, usuários, somos chamados de Kolabers.

Sob o ponto de vista da gamificação, a proposta do Kolabe é desafiar os usuários a participarem e cumprirem tarefas solidárias, voluntariamente. A plataforma oferece "games" ou desafios oriundos do próprio Kolabe ou de organizações sociais.

Quanto mais o usuário do Kolabe colaborar com outras pessoas ou com organizações sociais, ou tiver boas avaliações como prestador de serviços ou cliente, mais a sua reputação ficará notável, isto é, haverá um aumento de visibilidade do seu perfil no Kolabe, aumentando a possibilidade de novos negócios.

 

Gamificação significado, conceito

 

De modo simples, você pode compreender a gamificação como:

 

“O processo de adicionar jogos ou elementos de tarefas para algo, de modo a incentivar a participação de cada um” (Merriam-Webster)

“Um jogo interativo permitindo que os participantes ganhem prêmios e sejam reconhecidos” (JJ Rosen)

Como lido, ela incorpora elementos do jogo (game) em forma de sistemas de pontos e recompensas utilizando tarefas para incentivar você e os outros integrantes a participar.

Em outras palavras, a gamificação torna a satisfação em ajudar ainda maior.

 

Ela é eficaz porque explora os desejos naturais das pessoas pela diversão, competição, execução e realização. Os kolabers que mais colaboram e ajudam disputam posições de visibilidade no ranking. Então é uma mistura de cooperação e competição saudável.

 

Plataformas gamificadas

 

As plataformas utilizam-se da gamificação para tornar o seu trabalho em algo mais divertido, estimulante e assim reacender nos Kolabers um espírito competitivo e altruísta, simultaneamente.

No universo Kolabe, você é o principal ativo para a plataforma gamificada ter vida, dinamismo e estar constantemente crescendo! Quer saber como?

Ao executar tarefas solidariamente, você também poderá ganhar K$, a Moeda Kolabe. As Moedas Kolabe podem ser usadas para impulsionar a divulgação do perfil dos Kolabers, ou doadas para aqueles que cumpriram desafios ou para que também as organizações sociais possam fazer suas campanhas para arrecadação de insumos, recrutamento de voluntários, etc. 

Certamente, a gamificação e as plataformas gamificadas como o Kolabe podem promover uma profunda mudança na forma como serão construídos os saberes, as relações e os negócios. No caso do Kolabe, um dos objetivos é ajudar a reduzir o desemprego, aumentar as ofertas de trabalho e contribuir para um mundo mais humano e solidário, de forma lúdica, divertida, alegre e eficiente.  

E, então, gostou dessa iniciativa? Quer fazer parte dessa revolução que é o Kolabe? Inscreva-se em nossa lista VIP e seja pioneiro nesse empreendimento colaborativo! Se você já é um Kolaber Fundador, convide seus amigos!

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
Group-of-Friends-on-Smartphones.jpg