ícone_Kolabe.png

blog do Kolabe

Colaboração e o reino do amanhã.

Reflexões sobre a sociedade pós-emprego. 

Por Felipe Gruetzmacher - Kolaber Colunista

Felipe.grtzm@gmail.com 

Por conta da Revolução 4.0, muitas maneiras de trabalhar dependem, agora, do intelecto e do relacionamento humano.

Acabou a época dos empregos comuns, repetitivos e manuais.

Nesse ponto, aparecem vários tipos de soluções tecnológicas e formas alternativas de gerar valor.

E com tanta oferta de soluções digitais, fica difícil selecionar a informação que fará a diferença no seu cotidiano, não é?

 

Com esse “inchaço de conteúdo e oportunidades”, a vida das pessoas gira em torno de trabalhar exaustivamente, obter poucos resultados e “pular” de uma oportunidade para outra, porque existe muita incerteza nesse mundo pós-moderno.

Mas... Por outro lado, a tecnologia pode ser uma importante aliada na hora de prospectar a informação que trará a transformação na vida das pessoas!

Cito, por exemplo, uma Startup focada em gestão ambiental: Um ambiente ecologicamente mais equilibrado pode trazer benefícios econômicos (menos pessoas afastadas pelas doenças decorrentes de uma ecologia doente).

Assim, mais pessoas saudáveis significam recursos humanos para outras Startups, assim como mais consumidores (efeito de rede compartilhado).

É quase um “efeito dominó”.

É “abrir portas” para demais empreendimentos a partir da melhora de vida das pessoas segundo critérios técnicos e resultados palpáveis.

O valor (benefício intangível) trazido por uma solução precisa criar condições para que outra Startup traga valor (benefício intangível).

“Tradicionalmente”, pensamos a economia da colaboração como um partilhar de recursos (partilhamos nossa casa com o airbnb, por exemplo). Agora, proponho uma nova definição para a economia da partilha:

“O benefício trazido por uma Startup é pré-condição para a entrega do benefício de outra Startup.”

Focamos no quadro completo: Recursos, resultado, plataforma e know-how.

A proposta da Kolabe está encaminhada para esse estilo: Um mesmo recurso (internet) sendo usada por uma democrática plataforma de maneira compartilhada (sem intermediários) para que o resultado e o know-how de um favoreçam o crescimento de todos.

Recomende no Google

Cadastre-se como

Kolaber Fundador.

Inscreva-se para ser VIP da plataforma com benefícios únicos para os Kolabers fundadores.

Seta rosa.png
hidra.jpg